Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 28 de abril de 2011

27/04/2011

Esperanza Spalding em Lisboa



Esperanza Spalding, 26 anos, que venceu este ano o Grammy Revelação, actuou pela primeira vez em Portugal, em fevereiro de 2009 no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, onde apresentou o álbum “Esperanza”. No ano anterior tinha sido considerada pela revista Down Beat a contrabaixista acústica Revelação.
O título do novo álbum que apresentará no Porto e em Lisboa, respetivamente a 15 e 16 de Julho, é uma homenagem ao primeiro agrupamento onde tocou como violinista autodidata, com 15 anos, a Chamber Music Society do Oregon.
No álbum Esperanza cria uma “orquestra de câmara” a seu modo com o baterista Terri Lyne Carrington e pianista Leo Genovese, com os quais se apresentará nos coliseus ao lado Sara Caswell (violino), Jody Redhage (violoncelo), Lois Martin (viola), Leala Cyr (coros).
Esperanza Spalding, depois de ter tocado na orquestra de Oregon, integrou os quadros da Berklee College (Boston), onde foi a professora mais nova, com 20 anos.
Em 2005 recebeu a bolsa da Boston Jazz Society e desde então já trabalhou com nomes o pianista Michel Camilo, o vibrafonista Dave Samuels, o baixista Stanley Clarke, o guitarrista Pat Metheny, a cantora Patti Austin e os saxofonistas Donald Harrison e Joe Lovano, ou a brasileira Ana Carolina.
Spalding canta, aliás, em inglês, espanhol e português. No álbum “Esperanza” com que se estreou nos palcos nacionais, a música cantava "Ponta de Areia" (Fernando Brant/ Milton Nascimento) e "Samba em Prelúdio" (Vinícius de Moraes/Baden Powell).
(ES)

Fonte: Hard Musica

Twitter