Tradutor

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 21 de abril de 2011

20/04/2011

Zizi Possi mostra repertório dos DVDs que lançou em comemoração aos 30 anos de carreira


Felipe Moraes


O show da cantora pulistana está marcado para às 21h na Sala Villa-Lobos
Em 2008, numa série de 12 shows no Tom Jazz, em São Paulo, sob direção do irmão, José Possi, Zizi Possi celebrou 30 anos de carreira. Subiu ao palco com convidados, reviveu momentos especiais do seu repertório e arriscou fornecer nova interpretação a criações ainda inéditas em sua voz. Em 2010, as apresentações saíram em DVD pelo selo Biscoito Fino, nos dois volumes de Cantos e contos. Parte desse registro será mostrado aos brasilienses nesta quarta-feira (20/04), às 21h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Segundo Zizi, daria para ser bem mais do que um disco duplo. "Tem tanta gente com quem gostaria de ter dividido o palco, que daria para fazer mais 10 edições", brinca.

Entre os que ficaram ausentes da gravação, por motivos de agenda, estão Bibi Ferreira, Chico Buarque e Maria Bethânia. Mas as parcerias com Alceu Valença, Alcione, Ana Carolina, Eduardo Dussek, Ivan Lins, João Bosco, Roberto Menescal, Toninho Ferragutti e a filha Luiza Possi estão por toda parte, evidenciando que as afinidades artísticas de Zizi são generosas com todos os ritmos. Ela selecionou quem teve participação na sua vida ao longo dos 30 anos de carreira. "Graças a Deus, as pessoas de que gosto tanto estavam disponíveis. O Chico falou que aquele ano não era de palco, estava escrevendo. Aí fizemos declarações de amor um para o outro. Eu disse: 'Você faz parte da minha vida'. E ele: 'Você também faz parte da minha vida'", conta a cantora aos risos.

O regime musical no Tom Jazz foi severo: performances semanais, com apenas três dias de ensaio e preparação da banda. Mas nada que tornasse o processo doloroso. "Eram músicas que estavam na minha cabeça havia muito tempo. Sabia o que queria delas", comenta. Pela primeira vez, ela levou versões próprias de Sufoco (Chico da Silva/Antônio Castro) e Palavras  (Gonzaguinha). Ao lado de Menescal, que a contratou quando trabalhava na PolyGram, casa do primeiro disco, conduz O barquinho (Menescal/Ronaldo Bôscoli) e a clássica Dindi (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira). Zizi e João Bosco vão de Bala com bala e Incompatibilidade de gênios, composições dele com Aldir Blanc.

Roteiro equilibrado
Ela percorre outros caminhos com Alceu Valença, em Sabiá (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), divide com Eduardo Dussek Desafinado (Tom Jobim/Newton Mendonça) e acompanha Ivan Lins em Alfonsina y el mar (Ariel Ramirez/Felix Luna). Também visita Gostoso veneno, com Alcione, e outras novidades com Ana Carolina. Mãe e filha fazem dueto em João e Maria (Chico Buarque/Sivuca) e Tudo a ver (Jorge Vercilo). Na capital federal, pretende seguir set list equilibrado. "Bem dosado, até com música que não tem no DVD", avisa. Não devem faltar números familiares, como Senza fine (Gino Paoli) e Eu velejava em você (Eduardo Dussek/Luiz Carlos Góes).

Zizi traz para a cidade o mesmo time de músicos que participou das 12 sessões originais. Cada um, ela diz, "aparece com a sua linguagem". Mas é a cantora quem "dá o briefing" e dirige. A carreira já passou de três décadas, mas ela não se acomoda. "Nunca quis me rotular como cantora de samba-canção, ou de balada, ou de samba. Nunca quis me reprimir pelo ritmo da canção que estou cantando. A grande riqueza da música é não estar presa a nada. Através de ritmos, podemos expressar tantas coisas diferentes... Nesses DVDs, fica clara uma coisa: gosto de música, não importa o ritmo, não importa se é do norte ou do sul, de fora ou de dentro do país. Música é bom e é isso", acredita.

Fonte: Divirta-se

Twitter